The Flash | Origem, versões, primeira HQ, curiosidades e fatos interessantes

Jay Garrick, Barry Allen, Wally West e Bart Allen são os nomes dos personagens que já assumiram, a identidade do Flash ao longo do tempo. O Flash possui muitas curiosidades interessantes e intrigantes. Você pode acompanhar algumas dela logo abaixo. Confira!


Vale lembrar que, no universo DC Comics, existem vários velocistas. Este artigo aborda, em especial, os personagens que carregam o manto de The Flash, além de suas histórias e curiosidades.



Primeira HQ - Primeiro Flash


Criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Harry Lampert, The Flash teve sua primeira HQ, "Flash Comics #1", publicada em janeiro de 1940.

Esta primeira HQ do Flash nos mostra Jay Garrick (o primeiro Flash), que é um estudante que está fazendo experimentos em uma noite no laboratório da Universidade do Centro-Oeste, quando é atingido por um líquido conhecido como "água pesada", que faz com que ele desmaie.

Após a recuperação, Garrick descobre que seu corpo sofreu mudanças; ele agora nota que consegue se mover de forma extremamente rápida.

Uniforme Jay Garrick (Flash)

O uniforme clássico é composto por calça azul, camisa vermelha com um raio amarelo e um capacete com asas em referência ao deus romano Mercúrio.


Barry Allen

Barry Allen foi o próximo nome a ser o Flash. Sua primeira aparição aconteceu na HQ Showcase #4 de 1956. Foi um dos personagens que contribuíram para esta época que foi marcada como a era de prata dos quadrinhos.


Wally West

Já Wally West apareceu apareceu na edição 110 de The Flash, inicialmente apareceu como Kid Flash, assumindo o manto de Flash somente em Crises nas Infinitas Terras #12 de 1986.


Bart Allen - Kid Flash

Bart Allen era inicialmente conhecido como Impulso. Conforme os eventos seguiram e o tempo passou, ele tornou-se o Kid Flash e, por um período, o próprio Flash. Em suas histórias, ele aparece em equipes como os Jovens Titãs, Justiça Jovem e Legião dos Super-Heróis.




Principais inimigos do Flash



Capitão Bumerangue

Este é um dos mais clássicos inimigos do Flash, que teve sua primeira aparição em "Flash" (vol. 1, #117), publicada em dezembro de 1960.

Como o próprio nome sugere, ele utiliza diversos bumerangues com extrema habilidade, e alguns deles são compostos por lâminas, explosivos, entre outros.


Gorila Grodd

Gorila Grodd é um primata com intelecto muito acima da média humana e ainda possui poderes telepáticos. Ele teve sua primeira aparição na edição 106 de "The Flash", em 1959.


Eobard Thawne - Professor Zoom

Este é conhecido como o segundo Flash Reverso. Ele é um dos maiores inimigos de Barry Allen e teve sua primeira aparição em "The Flash" (Vol. 1, #139), de setembro de 1963.

Ele é um vilão com extrema inteligência e sem limites em sua crueldade, possuindo, assim como o Flash, a capacidade de se mover extremamente rápido e viajar no tempo.


The Flash - Principais aparições em filmes, séries animações e jogos.


A primeira série do Flash foi "The Flash" (1990-1991), interpretada por John Wesley Shipp, que deu vida a Barry Allen. A partir daí, o herói já apareceu em várias séries, filmes, animações e jogos.

Algumas das aparições do e séries do The Flash:

Liga da justiça - Série animada (2001-2004)

Liga da Justiça Sem Limites Série animada (2004-2006)

Smallville - Participação especial de Bart Allen

Arrow (2012-2020)

The Flash (2014-2023) Interpretado por Grant Gustin que fez o papel de Barry Allen

Supergirl (2015-2021)


Flash em filmes

Liga da Justiça: A Nova Fronteira (2008)

Liga da Justiça: Legião do Mal (2012)

Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013)

Liga da Justiça vs Jovens Titãs (2016)

Liga da Justiça (2017) Interpretado por Erza Miller

Zack Snyder's Liga da Justiça (2021) Interpretado Erza Miller


The Flash em jogos

O primeiro jogo do velocista foi "The Flash", lançado em 1993 para os consoles Game Gear e Master System, ambos da SEGA. Desde então, o Flash apareceu em jogos clássicos da Liga da Justiça e, mais recentemente, em Injustice (2013), Injustice 2 (2017) e Suicide Squad: Kill the Justice League (2024).

Postagem Anterior Próxima Postagem